Quando você nos confia suas informações, nos tornamos o Controlador de dados segundo a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, e isto se torna, para nós, uma grande responsabilidade! Buscamos proteger suas informações e agir de forma transparente com você.

Desta forma, esta Política de Privacidade destina-se a dar transparência sobre as informações que coletamos, a finalidade para a qual coletamos e como você pode gerenciar seus dados compartilhados conosco.

Esta política se aplica a todas as pessoas que interagem com nossos serviços de forma online, através de todas as nossas plataformas, bem como quando nosso contato com você é presencial.

Vale lembrar que se você não nos fornecer os Dados Pessoais necessários (indicaremos quando for o caso), nós talvez não possamos fornecer a você nossos produtos e/ou serviços.

Importante! Esta Política pode ser alterada periodicamente, conforme informado ao final do documento.

 

Mas afinal, o que são Dados Pessoais e Tratamento de Dados que vamos falar nesta política?

Dados Pessoais são todas as informações que identifiquem ou possam identificar uma pessoa física, direta ou indiretamente. Como por exemplo, seu nome, CPF, e-mail, telefone, entre outros.

Dados Pessoais Sensíveis são dados pessoais relacionados à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculados a uma pessoa física.

E tratamento de Dados Pessoais significa qualquer operação, como o simples acesso a dados pessoais, ou sua coleta, produção, recepção, classificação, utilização, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração, sempre ligada aos dados pessoais de uma pessoa física.

 

Como coletamos informações (dados pessoais) sobre você:

Nossa coleta é feita de diversos modos, como, por exemplo:

  1. Pessoalmente, no seu atendimento, para realizar seu cadastro, dos acompanhantes e responsáveis, conceder benefícios e vantagens e possibilitar compras;
  2. Através de nosso website https://www.cartaorapidotaubate.com.br, através do seu cadastro e compras, bem como através da coleta de cookies (a política de cookies está publicada em um link específico no rodapé do website);
  3. Em nosso aplicativo do cartão rápido, através do seu cadastro e compras, bem como através da coleta de cookies;
  4. Em nossos canais de atendimento (online e por telefone);
  5. Através de contatos recebidos em nossas redes sociais;
  6. Através de plataformas de terceiros, porém, neste caso, a coleta é realizada primariamente de acordo com a política daquelas plataformas. Ao incorporamos essas informações em nossa empresa, tomamos o mesmo cuidado com estes dados como destinamos aos dados coletados diretamente por nós.
  7. Interações com nossos anúncios, quando, por exemplo, você interage com um de nossos anúncios em nosso site ou em site de um terceiro e estas informações são enviadas para nós.
  8. Em processos de recrutamento, através de recebido de currículos e nas entrevistas.
  9. Através da coleta dos documentos quando da contratação de colaboradores.

 

Quais informações coletamos sobre você:

De uma forma geral, utilizaremos seus dados para prestar nossos serviços a você e melhorar a qualidade destes, bem como para realizar prevenção à fraude; prestar suporte aos clientes; para enviar comunicações; para utilizá-los em procedimentos administrativos e jurídicos quando necessário; para oferecer, processar ou facilitar pagamentos de nossos produtos, oferecer benefícios e vantagens. Coletamos ainda informações para gerenciamento do pessoal interno, seleção de colaboradores e para cumprir disposições legais.

Abaixo detalhamos os dados que coletamos sobre você por departamento:

No departamento de RH coletamos: todos os dados necessários para estabelecimento de vínculo empregatício e manutenção as atividades de nossos colaboradores conforme descrito em política interna de privacidade compartilhada com nossos funcionários. Somos responsáveis ainda pela coleta de dados de recrutamento, incluindo dados de currículo e dados coletados em entrevistas.

No departamento de Sinistros coletamos: nome, endereço, RG, CPF, data de nascimento, dados bancários, dados de veículo e imagens de acidente para que possamos realizar boletim de ocorrência.

No departamento de Achados e Perdidos coletamos: os dados encontrados nos documentos que localizamos em nossos veículos.

No departamento de SAC coletamos: Nome, endereço, telefone e e-mail, quando fornecidos por você. Coletamos informações que os clientes enviam quando entram em contato com o atendimento, quando fazem reclamações, avaliações ou elogios, ou entram em contato com nossa empresa de outra forma, podendo inclusive gravar e ouvir as ligações.

No departamento Financeiro coletamos: dados bancários necessários para pagamento de fornecedores, colaboradores e dados necessários para emissão de notais fiscais dos nossos produtos/serviços.

No setor de CCO (Centro de Controle Operacional):  coletamos dados de localização do veículo, porém não relacionados ao titular dos dados.

No departamento da Bilhetagem/plataformas que realizam a venda de bilhetes coletamos:

  1. Nome, RG, CPF, foto e e-mail para emissão de VT/Bilhetes da categoria Comum/Cidadão.
  2. Nome, RG, CPF, foto, e-mail e comprovante de residência para emissão de Bilhetes da categoria ESCOLAR.
  3. RG, CPF, foto, comprovante de residência, Cartão SIM, CNIS (Extrato de Contribuição Previdenciária), carteira de trabalho e demonstrativo de crédito para emissão de Bilhetes da categoria SENIOR/IDOSO.
  4. RG, CPF, comprovante de residência, foto, laudo médico com CID para emissão de Bilhetes da categoria de PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
  5. RG ou Certidão de Nascimento, foto, comprovante de residência, RG dos pais ou responsável legal para emissão de Bilhetes da categoria CRIANÇA CIDADÃ.
  6. Na venda online podemos coletar endereço IP utilizado na conexão, tipo de conexão à internet, data e hora de acesso, tipo de dispositivo, identificação de navegador, informações estatísticas sobre as suas interações, cliques na plataforma, produtos e páginas visualizadas, inclusive através de tecnologias como cookies e similares.

Importante informar ainda que em nossos veículos fazemos o uso de fotos para identificação nas catracas com a finalidade da segurança do usuário e para prevenção à fraude. Os veículos e as dependências de nossa empresa são, ainda, equipados de tecnologia de videomonitoramento para, da mesma forma, garantir sua segurança e prevenir fraudes.

 

Compartilhamento de suas informações

Não compartilhamos informações pessoais com empresas, organizações ou indivíduos externos à nossa empresa, exceto nos casos descritos abaixo:

Com sua autorização: Compartilharemos informações pessoais fora de nossa empresa quando tivermos seu consentimento ou:

Para processamento externo: Fornecemos informações pessoais às nossas afiliadas e empresas do grupo econômico, ou outras empresas operadoras ou pessoas confiáveis para processar tais informações por nós, de acordo com nossas instruções e em conformidade com nossa Política de Privacidade e quaisquer outras medidas de segurança e de confidencialidade adequadas, como é o caso do compartilhamento com os Correios no caso de encaminhamento de documentos perdidos encontrados pela nossa empresa.

Por motivos legais: Compartilharemos informações pessoais fora de nossa empresa e se acreditarmos, de boa-fé, que o acesso, o uso, a conservação ou a divulgação das informações sejam razoavelmente necessários para:

  • cumprir qualquer legislação, regulação, processo legal ou solicitação governamental aplicável;
  • cumprir Termos de Serviço aplicáveis, inclusive investigação de possíveis violações;
  • detectar, impedir ou lidar de alguma forma com fraudes, problemas técnicos ou de segurança;
  • proteger de prejuízos aos direitos, à propriedade ou à segurança de nossas plataformas e de nossa empresa, dos nossos usuários ou do público, conforme solicitado ou permitido por lei, inclusive com consultores, advogados, contadores e outros prestadores de serviços;
  • Instituições Governamentais/autoridades policiais e judiciárias, para atendimento às demandas judiciais/administrativas e controle fiscal;
  • Instituições financeiras, administradoras de cartão de crédito e de pagamentos;
  • Empresas de prevenção à fraude;
  • Parceiros comerciais que ofereçam benefícios para o titular dos dados, como é o caso dos benefícios oferecido pela parceria com a Drogaria São Paulo, de acordo com o informado no momento do seu cadastro, compartilhamento este que realizamos em conformidade com nossa Política de Privacidade e demais medidas de segurança e de confidencialidade;
  • Provedores de armazenamento;
  • Com as empresas do mesmo grupo econômico.

 

Medidas de Segurança

Nós usamos as medidas adequadas para manter seus Dados Pessoais confidenciais e seguros. Seus Dados Pessoais serão processados por nossos colaboradores autorizados e de acordo com suas respectivas funções.

Armazenamos seus Dados Pessoais em ambientes operacionais que usam medidas de segurança para prevenir acesso não autorizado.

Fazemos, ainda, o controle de acesso físico aos ambientes corporativos, bem como a limitação de acesso a dados somente por profissionais que exercem funções necessárias para atendimento das finalidades específicas.

Monitoramos nossos sistemas de informação para detectar e impedir ações danosas e procuramos, continuamente, melhorar a segurança da forma como armazenamos e transferimos seus dados pessoais, quando necessário.

 

Armazenamento de Dados Pessoais

Armazenaremos seus Dados Pessoais pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades para as quais eles foram coletados; para cumprir com os ordenamentos legais aplicáveis; para atendimento do legítimo interesse de nossa empresa e, ainda, para atendimento dos seus próprios interesses na qualidade de titular dos dados.

Eliminação de Dados Pessoais

Quando houver solicitação, faremos a eliminação segura de todos os dados pessoais passíveis de eliminação, mantendo apenas dados pessoais para cumprimento legal ou regulatórios ou com fundamento em outra base legal, como é o caso de exigências fiscais/contábeis, auditorias, prevenção a fraudes e defesas em demandas judiciais/administrativas.

Seus Direitos

São direitos dos titulares dos dados, os quais fazemos todo o esforço necessário para cumprir:

  • Confirmar a existência de seus dados;
  • Acessar os dados;
  • Corrigir os dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Obter informação adicional sobre o uso e compartilhamento de dados;
  • Solicitar a exclusão ou bloqueio de dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados indevidamente;
  • Solicitar a portabilidade dos dados de acordo com a regulamentação da Lei de Proteção de Dados;
  • Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e as consequências da negativa;
  • Revogação do consentimento e a eliminação dos dados concedidos com base neste consentimento;
  • Qualquer outro disposto em legislação aplicável, que sempre estaremos prontamente engajados para atender com eficiência.

 

Atualização desta Política de Privacidade

Se mudarmos a forma que tratamos seus Dados Pessoais vamos atualizar esta Política. Por isto este documento pode ser atualizado a qualquer tempo. Acesse-o com frequência para conhecer as novas versões.

Se você tiver alguma dúvida sobre esta Política de Privacidade, ou quiser exercer algum direito relativo à proteção de dados, entre em contato conosco através do e-mail lgpd@niff.com.br.

Última alteração: 31 de Março de 2022.

Política anterior: (ainda não temos versão anterior)